Cartão do SUS: Como Emitir 2 Via

Considerado o maior sistema de saúde pública do mundo, o SUS (Sistema Único de Saúde) está presente no país todo. Todo cidadão residente no Brasil deverá fazer o Cartão do SUS para agilizar o seu atendimento. Atualmente, com o Cartão do SUS, o cidadão consegue ser atendido desde uma simples consulta ambulatorial até a realização de cirurgias delicadas como transplante de órgãos.

Cartão do SUS
Cartão do SUS

A nossa rede pública de saúde é toda financiada pelo governo federal e a gestão dessa saúde é feita pelo Ministério da Saúde. Metade dos recursos públicos são aplicados na saúde pelo Ministério da Saúde e com a outra metade são os próprios municípios que contribuem. As normas e avaliação do SUS são feitas também pelo Ministério da Saúde.

O Cartão do SUS foi implantado para facilitar o acesso às informações dos pacientes quando estes necessitam de atendimento. Este cartão é importantíssimo para se ter acesso ao Sistema Único. Ele é gratuito e não poderá ser cobrada nenhuma taxa ou valor para sua emissão. Você poderá fazê-lo pessoalmente em alguma unidade de atendimento de saúde ou pela internet.

Hoje, você vai aprender como tirar a 2ª via desse cartão caso tenha perdido. É muito simples e fácil, basta seguir nossas recomendações e informações.

Cartão do SUS: Quais são os benefícios de se ter esse cartão?

Criado para se ter uma agilidade maior durante o atendimento, possuir o Cartão do SUS facilita a sua vida e traz inúmeros benefícios. Abaixo listamos alguns deles para você conhecer. Confira:

  • Receber um atendimento ágil e eficiente evitando longas filas de espera;
  • Ter a possibilidade de poder receber medicamentos gratuitamente através do programa Farmácia Popular;
  • Através do Cadweb, os prestadores de serviço poderão verificar os registros dos pacientes como consultas, receitas, internações, entre outros;
  • Por ter acesso ao histórico do paciente, a diminuição de erros de diagnóstico vem crescendo;
  • O Ministério da Saúde poderá avaliar melhor a qualidade do atendimento prestado ao cidadão.

1

Cartão do SUS: Como obter a 2ª via

Para todos aqueles que já possuíam o Cartão do SUS e por algum motivo perderam, saiba que é muito fácil tirar a 2ª via deste Cartão.

O procedimento é muito rápido e fácil. Basta ter em mãos o seu CPF e o seu RG.

Você poderá solicitá-lo de duas maneiras. Veja a seguir:

  • Se preferir solicitá-lo pessoalmente, basta se dirigir a Secretaria de Saúde do seu município ou uma Unidade Básica de Saúde portando os seus documentos de identificação (RG e CPF). Preencha o formulário com o motivo pelo qual você está solicitando a segunda via e depois é só aguardar a impressão do cartão.
  • A outra maneira de você solicitar essa segunda via é pela internet, basta acessar esse site e preencher todas as informações que forem solicitadas. Depois que você preencheu todas as informações necessárias, você deverá imprimir o protocolo do cartão SUS.

3

Para realizar esse procedimento pela internet você precisará ser cadastrado.

Caso não possua cadastro no site, clique em “Primeiro Acesso” para poder cadastrar uma nova senha. Após essa etapa, você acessa com o login e senha cadastrada.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>