Como Funciona a Inflação no Brasil: Entenda os índices e deflação

Economia não é um assunto que todos dominam. Muitas pessoas não sabem como funciona a inflação no Brasil. O propósito dessa matéria é esclarecer os pontos básicos dessa faceta econômica para ajudá-lo a ficar melhor informado. Está pronto para saber como funciona a inflação no Brasil? Então, continue a leitura!

Como Funciona a Inflação no Brasil
Como Funciona a Inflação no Brasil

Como Funciona a Inflação no Brasil: Inflação e Deflação

O primeiro conceito que você deve entender é bastante simples. Índices de inflação nada mais são do que referências que ajudam a medir a variação de preços no mercado e o impacto dessa variação no custo de vida dos brasileiros, especialmente no valor do salário mínimo 2017.

  1. Quando os preços aumentam, chamamos de inflação.
  2. Quando os preços caem, chamamos de deflação.

Existe diversos índices de inflação. Cada um deles leve em conta a variação de preços de diferentes itens, permitindo uma medição acurada e uma avaliação correta do impacto dessa variação nos grupos certos de consumidores.

Naturalmente, um proprietário de carro é mais afetado pelos índices de inflação do combustível do que uma pessoa que anda a pé ou de metrô, por exemplo.

Agora que você entendeu esse conceito básico, fica mais fácil saber como funciona a inflação no Brasil.

Como Funciona a Inflação no Brasil: Deflação é Uma Coisa Boa?

Muitas pessoas acreditam que a deflação é uma coisa boa, pois, pensam que a economia irá melhorar com a queda dos preços. Esse é um pensamento equivocado.

Em 1929, a queda dos preços nos produtos agrícolas provocou a quebra da bolsa de valores de Nova York e resultou em uma grande crise econômica mundial.

3

Geralmente, a deflação é provocada pelo excesso da capacidade produtiva, ou seja, os preços acabam caindo quando sobram mercadorias por falta de consumidores.

Assim, mesmo com preços menores, as empresas não conseguem vender como antes, diminuindo o faturamento e o lucro, tendo que demitir funcionários e desacelerar a produção.

Todas essas mudanças na economia não surtem resultados positivos. As empresas acabam desacelerando a produção para não ficar no prejuízo e o consumidor acaba não gastando além da conta por causa do alto índice de desemprego e do baixo reajuste do salário mínimo 2017.

Quando ocorre em exagero, nenhuma das variações é boa para a economia.

Como Funciona a Inflação no Brasil: Principais Índices

Agora que você já sabe como funciona a inflação no Brasil, conheça os principais índices a seguir.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)

Esse índice mede a variação do custo médio de vida de famílias que possuem renda mensal de até 40 salários mínimos em 11 regiões metropolitanas do Brasil. Sua apuração é mensal.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)

Parecido com o IPCA, o INPC mede a variação do custo médio de vida de famílias que possuem renda média entre 1 e 5 salários mínimos. Sua apuração também é mensal.

2

Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S)

Esse índice checa os preços de 388 produtos diferentes das categorias de alimentação, produtos de limpeza, serviços e higiene, com base na cesta básica. Sua apuração ocorre de 10 em 10 dias.

Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI)

Esse índice apura os preços de todo o processo produtivo, ou seja, matérias-primas industriais e agrícolas, produtos intermediários e serviços e bens finais. Sua apuração é mensal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>